Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E Pluribus Unum

E Pluribus Unum

30
Jul09

Benfica do Mundo!

Pedro Pavia Saraiva

Este post começou por ser um comentário ao post "Benfica de Portugal" do André Couto. Vou tentar explicar quais são, a meu ver, as razões que tornaram o Benfica na tal Sociedade das Nações de que o André fala.

Eu não acredito que se o LFV ou o Rui Costa se encontrarem perante um jogador português e um estrangeiro da mesma qualidade optem pelo estrangeiro. Principalmente o nosso director desportivo. Não por ser, para muitos benfiquistas (não sou um deles) a personificação de Deus mas porque também ele foi jogador de futebol, e sabe melhor que ninguém as necessidades, medos e anseios dos atletas portugueses.

O que se passa é muito simples: falta de credibilidade, competência, visibilidade, competitividade do nosso campeonato. E aí a culpa não é do Benfica. Os bons jogadores portugueses com pouco mais de 20 anos já estão nos grandes clubes europeus (veja-se Simão, Ronaldo, Rui Costa, Figo ou Pauleta entre tantos outros). Querem "dar o salto", e esse mesmo salto já não é para o Benfica como era nos anos 60. É para o Real Madrid, Man Utd, Milan etc. Quer queiramos quer não o nosso campeonato não é atractivo para os grandes jogadores, portugueses incluídos.

O Benfica não tem capacidade financeira de atração para ir buscar um grande jogador português. E como tal entre um português mediano e um estrangeiro melhor escolhe o estrangeiro. Isto é duro? É, mas é a consequência do Mundo globalizado em que vivemos e é a unica forma do clube se manter competitivo e ganhar títulos. E esse é o objectivo do clube, ganhar títulos. Se me perguntarem se prefiro onze Zés e Antónios ou onze Pablos eu obviamente prefiro Antónios. Mas mais que isso quero vê-los a levantar taças. Sejam eles portugueses, chineses ou costa-marfinenses.

Muito mais grave parece-me a "invasão" da nossa selecção nacional por estrangeiros, mas isso ficará para um novo post...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Pavia Saraiva 30.07.2009

    Ficarei, ansiosamente, a espera do novo post então.
    Tens razão no que dizes, no entanto o que quis dizer é que a responsabilidade da falta de competitividade do futebol português está longe de ser exclusivamente do nosso Benfica...
    Abraço
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2009
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D