Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E Pluribus Unum

E Pluribus Unum

29
Jul09

Benfica boicota maisfutebol, finalmente!

Miguel Pimentel

Os que me conhecem e aqueles com quem vou partilhando o que penso sobre o Sport Lisboa e Benfica neste espaço sabem que estou longe de ser um entusiasta da liderança de Luís Filipe Vieira. Por diversos motivos.

Não me revejo nem no estilo, nem na linguagem nem na estratégia e por isso, habitualmente, não tenho dificuldades em encontrar pontos de discordância.

Aqui há dias, neste post do meu colega de bancada André Couto, discutia-se a questão dos jornalistas da TVI e de como a mesma poderia ser motivada por questões que possam ter a ver com o envolvimento eleitoral de José Eduardo Moniz (motivações que, a serem essas, repudio).

Agora, é notícia do maisfutebol, merecedora de destaque, o facto de o Benfica boicotar este jornal online. O texto vem assinado pelo senhor Luís Sobral.

Quem se dá ao trabalho de ler as coisas que este senhor escreve facilmente percebe que, por defeito ou por tendência, estamos diante de um anti-benfiquista primário e delirante, sendo difícil compreender a linha orientadora do pseudo-jornalismo a que se dedica sem ser à luz de um sentimento de revolta face ao Sport Lisboa e Benfica, instituição que manifestamente não merece o seu respeito.

É de tal modo arreigado este sentimento que me arrisco a dizer que o anti-benfiquismo de Luís Sobral é ainda mais grave que o de Pinto da Costa. Pinto da Costa “bate” no Benfica por estratégia, Luís sobral fá-lo aparentemente porque sim (ele lá saberá porquê).

O Benfica boicota o maisfutebol.

O maisfutebol boicota o jornalismo.

O Benfica, boicotando o maisfutbeol, não boicota o jornalismo e defende-se dos que o boicotam.

Defende-se de pontas de lança travestidos de profissionais da informação. Recusa dar palco a deslumbrados que pretendem pura e simplesmente usar a marca Benfica porque vende, ainda por cima com o objectivo declarado de a enfraquecer.

Boicotando o maisfutebol, o Sport Lisboa e Benfica, para alem de contribuir para a dignificação do verdadeiro jornalismo defende os seus activos da pilhéria subjacente a uma linguagem de maledicência que faz lembrar a das velhas alcoviteiras que se escondem por detrás de uma cortina baça para espiarem, bisbilhotarem a vida do alheio e depois pespegarem no ouvido de quem passa uma visão distorcida da vida que não lhes pertence.

O maisfutebol não é um jornal online, é um pasquim.

O Senhor Luís Sobral não é jornalista porque lhe falta isenção. O senhor Luís Sobral é um activista do anti-benfica.

Em Portugal, de cada vez que se discute a hetero-regulação da actividade jornalística, seja para falar de códigos deontológicos, seja para falar de segredo jornalístico, logo se levanta um coro de pardas vozes contra o que dizem sempre ser um regresso da censura e do lápis azul. Sinal de imaturidade democrática.

Em democracia não há impunidades. Seja por quem for a lei é para cumprir. Discriminar jornalistas é proibido por lei. De acordo. Reagir contra os ataques de quem se faz passar por jornalista é uma coisa bem diferente.

Jornalista não é aquele que escreve para um jornal, seja de papel, seja online. Jornalista é quem se obriga, cumpre e esforça-se por fazer cumprir um código deontológico positivo ou costumeiro que regula a actividade dos profissionais da informação.

Espero que o Presidente explique o porquê destas decisões, convenientemente. Esse é um dos pecados que vezes sem conta lhe aponto.

Seja qual for o motivo, não alterará nem por um segundo o que penso do maisfutebol e de quem o dirige. Seja qual for o motivo, não deixo de me sentir aliviado por todas as vezes que li os sobes e desces e demais análises bacocas do Senhor Sobral sobre um clube que não conhece e pelos vistos não respeita.

E, de facto é lamentável que quem se diz jornalista, ainda por cima desportivo, não respeite o Sport Lisboa e Benfica porque quem desrespeita o Sport Lisboa e Benfica, desconsidera uma grande parte de Portugal!

29 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D