Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E Pluribus Unum

E Pluribus Unum

07
Jul09

A importância da pré-época

Miguel Pimentel

No dia 7 de Julho de 2008, Luís Freitas Lobo escrevia no Expresso: "A importância da pré-época é muito maior do que parece vista de fora. O futebol é um mundo de emoções onde a química interpessoal também joga. É tempo de causar as primeiras impressões (para estas não há mesmo segunda oportunidade) criar relações (humanas e desportivas) entre o grupo, solidificar processos, passar as ideias."

No dia 7 de Julho de 2009 O Jogo noticía que Ramires e Luisão não fazem o estágio de Genebra. É caso para dizer que o estágio começa mal antes mesmo de ter começado. Por idênticos motivos estes não deixam de ser casos diferentes.

Luisão já cá está há muitos anos, é um jogador maduro, e um dos líderes do balneário.

Ramires, chega este ano, é muito novo e, apesar das boas exibições pelo Brazil terá de provar no Benfica que vale o dinheiro que se pagou por ele.

Mas o caso de Ramires apresenta ainda uma diferença suplementar: enquanto Luisão já se encontra de férias (contra o tempo passado nas selecções não há nada a fazer), Ramires continua a jogar pelo seu anterior clube quando já tem contrato com o Benfica...

Porquê? Para baixar o preço? Porque o jogador quer ganhar um título importante?

Em minha opinião, em face das palavras de Luís Freitas Lobo repetidas amiúde pelos especialistas, o preço a pagar pela redução do valor pode ser bem alto se deste atraso advier uma época menos produtiva para Ramires (alto para o clube e para o atleta, bem entendido).

Se a intenção é satisfazer a vontade do jogador creio que é ainda assim uma opção errada. Ramires é jogador do Sport Lisboa e Benfica, tem contrato e por isso o interesse do clube só é salvaguardado se o jogador estiver concentrado no clube e a preparar a pré-época. É triste não jogar uma final? É. Mas, não creio que isso deva ou sequer possa desanimar um jogador que acaba de chegar ao Sport Lisboa e Benfica.

Serve esta reflexão também para perguntar: porque é que no Benfica se descuram época após época estes pormaiores? Será que nesta fase é mesmo só fruta o que nos distancia do F. C. Porto? Acho que não...

 

14 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D